Meal Prep
Vocês conhecem o conceito de Meal Prep?
A tradução portuguesa, também ela pouco explicativa, é “fazer o comer”.
Eu explico: Meal Prep é fazer panelões de comida durante um dia e guardar em tupperwares para o resto da semana. Depois, nessa semana, é só tirar do tupperware, aquecer no micro-ondas e… chorar.
Já ouviram falar, não já?
“Estou farta de trabalhar de segunda a sexta, de fazer o que os outros mandam, estou exausta, não me apetece nada cozinhar… Espera! E se eu abrisse uma fábrica de alta produção e passasse lá um bom domingo?”
“Senhora, chegou a mercadoria, onde é que deixo esta palete de pacotes de arroz?...
Deixe aí à beira da linha de montagem!”
A panela ferve, mas a primeira fornada já está pronta. Há fumo por todo o lado, mas não podemos abrandar o ritmo, é preciso produzir!
Os tupperwares! Preciso de meia dúzia, onde é que eles estão?
É hora de embalar. Temos de ser rápidos, coordenados e, acima de tudo, evitar que a marmita número 5 acabe com a quantidade errada de brócolos.
Finalmente está tudo pronto para ser refrigerado! Não é possível empilhar esses tupperwares todos no frigorífico?! Pois, se te livrasses do guisado do mês passado, era possível.
Se não arruinaste a ementa porque te esqueceste de desligar o lume numa das panelas, podes passar para a limpeza profunda: lavar as 4 panelas, 3 tachos, o coador, a batedeira, o ralador e a varinha mágica, e tudo o que não coube na máquina de lavar. Se não tens máquina de lavar, não arruines a tua vida.
Na quinta-feira dá-te o ratito, mas está tudo controlado: é só ir ao frigorífico, abrir a embalagem da Carte D’Or e, sem surpresas, está lá a comida, igual à de ontem, e de anteontem, e de antes de anteontem também, excepto que os brócolos estão mais mirrados.
Enquanto olhas para a tua comida às voltinhas no micro-ondas, cala a voz interior que te diz que o que te apetecia mesmo era panados.
Se há uns anos perguntava mãe, o que é o jantar? Hoje sei que o jantar é tristeza profunda.




uma das grandes heranças da minha mãe é ter-me ensinado técnicas para preparar bons jantares em meia hora.
quem tem medo de cortar umas cebolas?
Morri com a embalagem de Carte d’Or. Ahahahaha